Atendimento Clínico Fonoaudiológico em Clínicas e Residenciais Geriátricos

Com experiência em atendimento clínico em Residenciais Geriátricos e Clínicas Geriátricas, criamos um programa de saúde fonoaudiológica específico para a Terceira Idade. Essa parcela da população necessita de cuidados específicos com a saúde, o que exige de instituições desse segmento um planejamento o cada vez mais complexo para atender às necessidades físicas, emocionais e ambientais dos idosos.

As instituições que se dedicam ao cuidado da pessoa idosa precisam estar em sintonia com os desafios que essa faixa etária da população enfrenta: a carga dupla de doenças, o maior risco de incapacitações, a provisão de cuidados e os aspectos econômicos relacionados à maturidade, o risco da ausência dos familiares e amigos, etc.

É necessário realçar o respeito, a inclusão, a participação e a dignidade do idoso em todas as frentes assistenciais, educando, treinando e sensibilizando todos os profissionais atuantes do processo administrativo e as assistencial, reconhecendo e desenvolvendo atitudes proativas e mais favoráveis nesse sentido. Paciente que é bem cuidado, tem mais qualidade de vida e com mais vida nos seus dias.

A LeveFono possui um programa especial voltado para Residenciais e Clínicas Geriátricas, com Consultoria, Assessoria e Treinamentos. Além do suporte clínico fonoaudiológico e implementação de serviço, os profissionais que atuam com nossos hóspedes e pacientes, serão bem treinados para a segurança e promoção da saúde fonoaudiológica de cada cliente.

Através de anamnese e uma conversa juntamente com familiares e cuidadores, buscamos entender toda a situação para traçarmos o plano terapêutico mais eficaz e com mais conforto. De maneira especializada, avaliamos:

  • Observação e adequação do seu meio e suas necessidades;
  • Avaliação de Voz, Fala e Deglutição;
  • Avaliação Clínica Auditiva;
  • Avaliação Otorrinolaringológica;
  • Treinamento e Assessoria para cuidadores e familiares, referente à Senilidade e Doenças Neurodegenerativas.
    Consultoria para adequação e ajustes das necessidades do paciente.

Muitos pacientes precisam de avaliação de deglutição e voz. A fonoaudióloga na maioria das vezes solicita o exame de Videodeglutograma, o qual ainda é escasso nos nossos hospitais.

Além disso, temos a questão da mobilidade e da exposição do paciente à radiação. Por que não substituir (quando possível) o exame por uma nasofibroscopia?

O Otorrinolaringologista nos auxilia muito nessa parte, pois o exame nos diz de maneira clara onde o alimento está indo, além de avaliar as condições do aparelho fonatório.

Nossos pacientes em sua maioria, apresentam dificuldade de mobilidade de pregas vocais e compensações por rigidez muscular ou outros, devido medicações e patologias.

  • Acreditamos que todos devam ter acesso ao aperfeiçoamento;
  • Trabalhamos diretamente com estes profissionais, pois são nossos olhos e dão seguimento ao nosso trabalho, visando sempre a segurança e bem estar dos nossos pacientes;
  • Através de Treinamento, as colaboradoras entenderão melhor sobre a gerontologia e suas particularidades, junto à Fonoaudiologia e à Gerontologia;
  • Treinamento em Disfagia e suas características, tipos de demências e senilidade, oferta segura e correta de alimento, manobras, posicionamento e higiene oral, estimulação e promoção de saúde, tudo isso é o que temos para passar aos seus colaboradores;
  • Cozinha: Através de Oficina, apresentamos Protocolos Específicos, os quais mostram os tipos de consistências alimentares, preparo correto dos pratos, apresentação e uso de espessante para líquidos;
  • Os colaboradores recebem treinamento específico, livro de receitas para paciente disfágico, além de conhecimento das patologias e suas necessidades.
  • Através de suporte clínico, oferecemos o acolhimento. Muitos familiares desconhecem as características do envelhecimento, como a presbifonia, presbiacusia e a disfagia;
  • Estamos aqui para auxiliar com suporte, adequações, assessoria e terapia;
  • Juntos somos mais e com certeza quem ganha é o paciente, que terá além de acompanhamento especializado, o acolhimento com empatia e respeito.

Trabalhamos diretamente com os colaboradores, pois são nossos olhos e dão seguimento ao nosso trabalho, visando sempre a segurança e bem estar dos nossos pacientes.

Através de cursos, as colaboradoras entenderão melhor sobre a geriatria e suas particularidades, junto à Fonoaudiologia e à Gerontologia.

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